Defesa Civil E SeurbI Redobram o monitoramento nas áreas de risco em Óbidos

03/04/2017 as 11:37:17

Defesa Civil E SeurbI Redobram o monitoramento nas áreas de risco em Óbidos

A forte chuva que caiu deste o final de semana em Óbidos, no oeste do Pará, agravou ainda mais a situação da infraestrutura das vias públicas da cidade. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil redobrou o monitoramento nas áreas de risco, após receber vários pedidos de socorro.

No início da semana o órgão divulgou que foram mapeadas 7 áreas de risco que estavam em situação crítica, devido à forte enxurrada e o deslize de terra. Nesta quarta-feira (25), o número de áreas em estado crítico subiu para 16.

Na Avenida Prefeito Nelson Souza, no trecho próximo à entrada da cidade, foi identificado risco de desmoronamento de parte da via. Segundo denúncias, a situação se agravou após um morador da área ter quebrado a galeria de esgoto, para facilitar o acesso de um trator ao terreno de sua propriedade. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi), notificou o acusado no dia 16 de janeiro, conforme determina a Lei Orgânica do Município. “Ele foi notificado e deve recuperar o que foi quebrado. Só depois de recuperar a galeria é que poderemos fazer a manutenção da rua. Até lá vamos manter o cuidado constante com esse perímetro aqui da Nelson Souza”, disse Marcos Maciel, secretário de infraestrutura.

A galeria pluvial danificada, escoava água da chuva para área conhecida como “baixa funda”. Sem a mureta de contenção a enxurrada encobriu a avenida e abriu valas por todo o perímetro. O departamento de tráfego da Seurbi manteve ativo o trânsito de veículos, mas não descarta a interdição do local caso a situação se agrave ainda mais nos próximos dias. Se isso acontecer, o órgão tem um plano traçado para garantir o acesso à cidade.

Cais de arrimo
O cais de arrimo, no trecho da orla na Rua Siqueira Campos, também apresentou problemas em sua estrutura após as fortes chuvas, e precisou ser interditado pela Defesa Civil. Uma equipe técnica esteve no local e detectou uma erosão na base da estrutura da orla, causada pelo rompimento de um esgoto e pela ação da natureza.

Cerca de 20 metros da área de passeio da orla foram interditados. A Defesa Civil e a Seurbi estão adotando medidas para impedir a atracagem de embarcações de grande porte em toda a extensão do trecho novo do cais. “A situação aqui é preocupante. Pedimos a toda a população que respeite a sinalização que foi colocada para impedir o acesso ao trecho que está cedendo. Vamos iniciar o estudo desse problema para ver de que forma podemos impedir que essa situação se agrave ainda mais”, disse Ary Franco, coordenador da defesa civil municipal.

A Coordenadoria de Defesa Civil divulgou o número de telefone para que a população entre em contato com os agentes do órgão e informem as situações de emergência. O contato pode ser feito pelo número (93) 99100-2322.

Por: Érique Figueirêdo – Ascom/PMO
Fotos: Odirlei Santos – Ascom/PMO