Sorria Óbidos

Saúde

03/04/2017 as 11:14:15

Sorria Óbidos

Projeto ‘Sorria Óbidos’ leva saúde bucal para os moradores do bairro Perpétuo Socorro

A Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou o projeto “Sorria Óbidos” que desenvolverá em todo o município ações de prevenção, avaliação e tratamento de saúde bucal da população. A primeira etapa ocorreu na manhã desta terça-feira (12) no bairro Perpétuo Socorro.

Os atendimentos foram realizados na unidade odontológica móvel da Semsa, que integra o programa Brasil Sorridente do Governo Federal. A unidade dispõe de equipamentos modernos e está adaptada para realizar uma série de ações que permitem a ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (Sus).

O bairro Perpétuo Socorro foi escolhido para sediar a etapa inicial, por não dispor de uma unidade de saúde e de consultório odontológico para atender os moradores. “Nós precisamos levar essas ações principalmente para as localidades que são desassistidas de unidades e consultórios odontológicos. O foco principal do nosso projeto é levar assistência para quem mais precisa, ofertando atendimentos de qualidade”, disse Melina Braga, secretária de saúde de Óbidos.

Em cada etapa, serão realizados 16 atendimentos. A intenção é atender um bairro da cidade por semana. “A triagem das pessoas que serão assistidas pelo projeto será realizada pelos agentes comunitários de saúde. Eles terão o papel de identificar aquele morador que precisa de atendimento odontológico, e encaminhar para a Semsa, para que seja beneficiado quando o projeto chegar ao seu bairro”, explicou Melina.

O Bela Vista será o próximo bairro a receber a ação de saúde bucal. Os atendimentos ocorrerão ao lado da igreja de São Pedro, no dia 13 de janeiro (sexta-feira) a partir das 7h30. “Nosso cronograma de atendimento contempla todos os bairros da cidade e as comunidades de várzea e terra firme. Para área de várzea, será montado uma logística maior. Uma balsa será utilizada para transportar a unidade odontológica móvel e um gerador de energia, para assegurar a realização dos atendimentos”, enfatizou a secretária de saúde.

O prefeito Chico Alfaia, acompanhado da primeira dama Antonieta Barros, acompanhou o início dos atendimentos e conversou com as pessoas na fila de espera. Alfaia garantiu que a sua administração irá humanizar os serviços ofertados pelo governo municipal. “Nós vamos descentralizar os atendimentos e levá-los para onde for mais necessário. Não queremos apenas simplesmente atender as pessoas, mas queremos atender com qualidade, dignidade e respeito. Acreditamos no potencial desse tipo de ação e vamos investir ainda mais em projetos como esse”, garantiu o prefeito de Óbidos.

Por: Érique Figueirêdo/ Ascom-PMO
Fotos: Odirlei Santos/ Ascom-PMO

Receba novidades por e-mail

SAC (93) 3547-3044